segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O que é Aromaterapia e as Substancias Odoríferas?


Autora: Paula Prado – Diretora da Body & Mind Beautiful


É uma medicina milenar natural que utiliza os Óleos Essenciais – óleos esses 100% puros e retirados de todas as partes das plantas.


É chamada de Aromaterapia, pois trata através dos aromas. O aroma – ou Óleos Essenciais penetram em nossos corpos através do olfato – sistema límbico e pela pele.

Não são realmente óleos essas substancias voláteis, são fragrâncias altamente concentradas, essências quimicamente complexas extraídas de plantas aromáticas como flores, caules, folhas, raízes, cascas, frutas, sementes e resinas.


Normalmente, um óleo essencial é 70 a 100 vezes mais concentrado do que a planta fresca ou desidratada. Por suas moléculas serem tão pequenas e por sua natureza lipofílicas (atraídas por gorduras das camadas da pele), os óleos são facilmente absorvidos, caindo assim na corrente sanguínea e ficam circulando por várias horas antes de serem expelidos através do suor, urina ou hálito.


Já as moléculas grandes de ervas e tinturas, demoram 100 vezes mais para penetrarem.Por os óleos essenciais terem um aroma tão agradável, muitas pessoas pensam que eles são simplesmente um cheiro bom, mas isso é um engano.


A pesquisa científica moderna já provou que os óleos essenciais são potentes, com propriedades medicinais notáveis. Estas substâncias são muito complexas e suas estruturas moleculares muito poderosas. O óleo essencial de Orégano, por exemplo, é vinte e seis vezes mais poderoso como anti-séptico do que o fenol, que é o ingrediente ativo em muitos produtos de limpeza comercializados.


Algumas gotas de Lavanda colocadas sobre uma queimadura promove uma cura notável, pois a pele retorna ao estado normal em alguns dias, enquanto que sem ela, se formaria uma bolha e eventualmente uma cicatriz.Também podemos recorrer à mesma Lavanda quando temos uma dor de cabeça comum. Simplesmente uma gota nas têmporas lhe trará alívio. O mesmo ocorre em picadas de insetos, como abelha, pois remove a dor quase que instantaneamente e por completo.


Suas qualidades naturais antibióticas e anti-sépticas a faz também excelente para fazer uma assepsia de cortes e machucados, para sua família e também para seus animais. Por ela ter um aroma divino e ser uma delícia de usar em todos os lugares e todos os momentos, ela também é uma ótima opção para aromatizarmos nossas casas.

Através da história, mulheres têm usado fragrâncias para atrair, influenciar e seduzir. Diz a história que…“Cleópatra estava a caminho de encontrar-se com Marco Antonio, seu barco, subia o Nilo deixando um rastro de perfume por kilometros. As velas tinham sido embebidas em água floral de Rosas (hidrolato), seu convés coberto de uma nuvem de fragrância, seus criados a massageavam com o doce aroma de óleos enquanto ela se sentava em um balcão com uma vestimenta transparente.


O calor do sol intensificava o aroma de seu potente perfume – especialmente formulado para ela. Para seu encontro, ela perfumou seus cabelos com uma mistura inebriante e intoxicante de jasmim. Mais tarde ela fez amor com Marco Antonio em um colchão de pétalas de rosas”.

Fragrâncias também foram usadas como arma pela imperatriz Josefina: Quando Napoleão a deixou, ela revidou mandando espalhar Musk por todos os seus aposentos, uma fragrância que ele odiava.

Hoje em dia os perfumes não são somente para reis e rainhas, todos podemos usufruir desses deliciosos aromas. Aromas sintéticos são mais baratos, mais fáceis de padronizar e duram mais tempo. Mas eles não possuem nenhuma ação fisiológica e não são usados em aromaterapia.Assim sendo, cuidado na hora de adquirir essências, pois nem toda essência é terapêutica.


Só os óleos essenciais possuem as tais propriedades, enquanto que as chamadas de “essências” são somente perfume e não tratam.A proveniência dos óleos também é muito importante, pois é muito comum encontrarmos essências mascaradas, diluídas e etc. com o nome de Aromaterapia.
Essas substâncias lutaram contra as epidemias na Grécia e é sabido que foram muito usadas durante as pragas Européias.


Os Maias, Incas, e todas as raças indígenas sempre souberam delas e delas fizeram uso.Essas substâncias lutaram contra as epidemias na Grécia e é sabido que foram muito usadas durante as pragas Européias. Os Maias, Incas, e todas as raças indígenas sempre souberam delas e delas fizeram uso.


A farmacopéia moderna, em particular as usa extensamente, assim como os egípcios, gregos, romanos, gauleses e franceses fizeram.

Se aplicadas à pele, elas regulam a atividade dos capilares e restauram a vitalidade. Poderes de percepção se tornam mais claros e agudos. A mente consciente é alertada, e a pessoa sente uma grande melhora.Não podemos confundir emoção com sentimento.


Quantas vezes não agimos com os sentimentos e nossas emoções nos atrapalham?


O uso dessas substâncias induzem a uma liberação mental e sentimental, e o melhor disso é que esse sentimento é totalmente oposto ao do efeito do álcool.


O álcool nos libera de nossas emoções pesadas e faz nossas mentes nebulosas, nos retirando a lucidez, ao passo que os óleos essenciais nos libera das mesmas emoções, mas deixa nossas faculdades intactas. Assim somos capazes de lutar contra emoções nocivas com nossas próprias forças.


Precisamos deixar claro que aromas não deixam o indivíduo num estado de transe. No uso de aromáticos, não existe a possibilidade de abuso, mas podemos dizer que os aromas aguçam a percepção, às vezes até além do comum.

Autora do artigo: Paula Prado – Diretora da Body & Mind Beautiful Aromaterapia
Para ler o artigo completo, clique aqui ou acesse: http://www.bmbaromaterapia.com.br/aromaterapia.htm

Você quer comprar produtos Aromaterápicos acesse a loja de cosméticos da Estilo Feminino.Com: http://www.estilofeminino.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário