segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Por que a prata escurece?

As ligas freqüentemente utilizadas em joalheria são a 950 e 925.

As jóias de prata liga COBRE podem mudar de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia).

É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas.

Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe a liga para dar solidez à prata. Além disso, a prata é sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária, anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese também podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata, assim como a própria poluição do ar.

Lembramos que toda a oxidação (escurecimento) é superficial e deve-se a reação de cada organismo em contato com a jóia, "stress", suor ou contato com cosméticos, perfumes, gazes etc. Pessoas que possuem um nível de ácido úrico muito elevado também escurecem fortemente a jóia.

Nestes casos o ideal seria aplicar um banho de RODIUM sobre a jóia, a fim de evitar ao máximo o contato da prata com o meio externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário